Notícia  /  27.04.2017

Novo Conselho Diretivo tomou posse

O envolvimento dos membros na atividade da Academia Olímpica de Portugal, ao serviço da promoção dos valores em que assenta a dimensão humana do desporto, foi o ponto destacado por Tiago Viegas como prioridade na ação do novo Conselho Diretivo da AOP, de que é presidente desde a tomada de posse hoje verificada na sede do Comité Olímpico de Portugal (COP), em Lisboa. Manifestando empenho na colaboração com o COP dentro do que está consignado como missão estatutária da AOP, Tiago Viegas destacou o projeto desenvolvido pelo Comité Olímpico de Portugal no âmbito da Plataforma de Apoio aos Refugiados como exemplo que demonstra a importância social do desporto assente em valores como o da solidariedade.

Ainda antes da intervenção do novo presidente da AOP, Luís Gomes da Costa despediu-se como presidente cessante com um agradecimento ao COP e aos membros da Academia, que possibilitaram o trabalho realizado nos quatro anos do mandato anterior, ao mesmo tempo que formulava votos de felicidades para o novo Conselho Diretivo.

A fechar a cerimónia, José Manuel Constantino, presidente do COP, manifestou a convicção de que a AOP deve formar quadros desportivos no domínio dos valores do Olimpismo, que têm evoluído sobre as vicissitudes da história do Movimento Olímpico. Sublinhou que há valores quer constituem o ideário de base do Olimpismo e que cabe à AOP fazer a sua divulgação. Para essa tarefa identificou algumas ameaças que podem constituir obstáculos ao trabalho de uma academia olímpica, como os problemas da dopagem, da corrupção e da violência. Mas realçou que as instituições empenhadas na defesa dos valores são o último refúgio dos que acreditam que a educação é o meio para a promoção de um desporto com ética, tendo aí as academias olímpicas uma missão urgente a cumprir.

O Conselho Diretivo agora empossado é presidido por Tiago Viegas, sendo vice-presidentes José Esteves e Gustavo Marcos, enquanto os vogais são Marta Lopes e Afonso Candeias. Os atletas olímpicos Susana Feitor e Tiago Venâncio integram a nova equipa diretiva da AOP como suplentes.

VOLTAR

Partilhe