Notícia  /  05.05.2017

VIII Jogos de Quelfes começam em Ayamonte

Começa esta sexta-feira a oitava edição dos Jogos de Quelfes, evento com o apoio institucional do Comité Olímpico de Portugal e cujo mote é «Celebrar o Olimpismo valorizando o Ser Humano».

Para o dia da abertura, o município de Ayamonte preparou um programa que inclui a última etapa da «Estafeta Chamada para os Jogos», precedendo a inauguração da exposição «O Brilho do Triunfo Olímpico» e uma conferência alusiva ao tema do Olimpismo, proferida pelo presidente da Academia Olímpica Espanhola, Conrado Durántez. A cerimónia de abertura está marcada para as 19h00 locais (18h00 portuguesas), no Teatro Cardenio.

Partindo de atividades desportivas, tanto em modalidades integradas nos currículos escolares como em especialidades criadas para este projeto, os Jogos de Quelfes proporcionam oportunidade para uma vivência dos participantes que conjugue a atividade física e ações de assunção concreta dos princípios éticos do Olimpismo, como o elogio do adversário (com leitura de uma frase de elogio ao oponente antes de cada jogo ou prova), a confraternização após a competição, o reconhecimento do antagonista como colaborador ou o pódio coletivo, em que todos são vencedores.

No total serão quase duas semanas de atividade, levadas a cabo em instalações desportivas disponibilizadas pelos concelhos anfitriões – Ayamonte, Faro, Loulé, Olhão, São Brás de Alportel e Tavira –, num programa que incluirá torneios e provas de andebol (olímpico e adaptado), atletismo, basquetebol, boccia, ciclismo, duatlo (canoagem e atletismo), equitação adaptada, futebol, lenço grego, natação, râguebi e vela, envolvendo cerca de 1800 alunos, oriundos de 14 concelhos do Algarve, Alentejo e Andaluzia, estando ainda prevista a participação do concelho de Odivelas, da região da Grande Lisboa. O Encerramento está agendado para dia 19 de Maio nas instalações do IPDJ, em Faro.

Os Jogos de Quelfes, marcam o encerramento da Atlantíada, projeto de promoção do Olimpismo como filosofia de vida e modelo de cidadania, estruturado em três eixos fundamentais: «Ensinando o Olimpismo» (Olimpismo como estado de espírito), «Difundindo o Olimpismo» (o Olimpismo como filosofia de vida) e «Vivendo o Olimpismo» (desporto cultura e ambiente como pilares do Olimpismo). Os Jogos são dirifgidos prioritariamente ao 1.º Ciclo do Ensino Básico.

VOLTAR

Partilhe