Notícia  /  19.06.2017

Academias olímpicas da Europa criam associação



Os delegados à 3.ª Conferência das Academias Olímpicas Nacionais da Europa, realizada em Albena, a 8 e 9 de junho, declararam por unanimidade a fundação da Associação das Academias Olímpicas Nacionais Europeias, designada pela sigla inglesa ENOA. A decisão foi tomada na sessão final do encontro naquela estância balnear búlgara do Mar Negro.


 


Conforme estabelecido no documento então aprovado, a associação serve o propósito da promoção do ideal olímpico e a defesa dos valores éticos, educativos, sociais e culturais do desporto no espírito dos princípios fundamentais e da Regra 26 da Carta Olímpica. Nesse desígnio, a nova associação elege como parceiros privilegiados a Academia Olímpica Internacional, os comités olímpicos nacionais da Europa, a associação Comités Olímpicos Europeus, as associações europeias de federações desportivas e outras organizações e instituições com objetivos afins.


 

Na mesma ocasião, os signatários da declaração mandataram uma comissão para tratar das questões formais, legais e organizacionais em vista a elaboração dos estatutos da associação, que serão apresentados durante a 4.ª conferência, prevista para 2019.


VOLTAR

Partilhe