Notícia  /  28.03.2018

Relato de viagem de Marina Guerra, vencedora do Concurso de Imprensa Regional AOP – Prémio David Sequerra 2017

«Visitar Lausanne e ficar a conhecer melhor a história mundial do olimpismo na sequência de um prémio de jornalismo regional entregue pela Academia Olímpica de Portugal foi uma oportunidade fantástica.

 

A cidade é bastante acolhedora, multicultural e recheada de locais para visitar no núcleo histórico mas também nas redondezas. Nesta época do ano, e com um dia de sol, o efeito da luz sobre o lago que banha Lausanne é fantástico. E permite ver as montanhas e a neve que existe nas redondezas, sem dúvida um momento para fotografar e guardar na memória, nesta altura do ano.

 

Um dos principais motivos da viagem era a visita ao Museu Olímpico. Um espaço museológico fantástico, do primeiro ao último expositor, e com imensas curiosidades sobre os Jogos Olímpicos e o olimpismo, desde a sua criação até aos dias de hoje. Os equipamentos utilizados, as medalhas das várias edições, os campeões, algumas das regras das várias modalidades, entre muitas outras coisas, são aspetos a reter da visita.

Gostei particularmente da peça expositiva que está na zona central do Museu, em alusão aos próximos Jogos em Tóquio, e também dos vários countdown das cidades que irão receber os Jogos nos próximos anos.

 

No exterior, a escadaria de acesso é fantástica e tem um jardim muito agradável, a que se acrescenta a vista que proporciona para o lago.

A viagem foi ainda brindada com alguns aguaceiros, nada que impedisse de aproveitar para conhecer melhor Lausanne.

 

Tive ainda oportunidade de passar junto ao relógio countdown que indica quanto tempo falta para a realização dos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude em 2020.

Quatro dias bastante agradáveis, bem aproveitados e um regresso com uma mala cheia de conhecimento olímpico.»

VOLTAR

Partilhe