Notícia  /  05.04.2018

Seminário em Viseu discutiu valores e futuro do associativismo no desporto

Contribuir para o debate sobre o papel do associativismo no desporto na sociedade atual e refletir sobre a importância do associativismo no desporto no contexto do paradigma do desporto para todos foram dois dos principais objetivos do Seminário Associativismo no Desporto e Atividade Física: Valores e Futuro, realizado esta quarta-feira (4 de abril) na Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV). Além de uma mesa-redonda sobre as realidades e o futuro do associativismo no desporto, o programa do encontro foi dividido em três painéis temáticos dedicados às potencialidades do associativismo, à ética e boa governança no associativismo e ainda às boas práticas do associativismo desportivo.

Tiago Nunes Viegas, presidente da AOP, fez uma apresentação integrada no segundo painel, salientando o trabalho da entidade olímpica que dirige na promoção dos valores associados ao Olimpismo, relacionando essa ação dos membros da AOP com o movimento associativo desportivo. Na ocasião definiu o perfil do dirigente desportivo enquanto agente promotor de valores e enquadrou a ação formativa da AOP com os princípios da boa governança estabelecidos pelo Comité Olímpico Internacional, no quadro da Agenda Olímpica 2020.

Antes do debate referente a este painel, José Carlos Lima, diretor do Plano Nacional de Ética no Desporto, falou sobre a permanência dos valores num desporto em mudança, associados aos princípios morais.

Com organização do Clube de Orientação de Viseu - Natura, da Escola Superior de Educação de Viseu e da Freguesia de Viseu, o seminário foi aberto a qualquer interessado, sendo destinado sobretudo a autarcas, dirigentes desportivos, estudantes e professores do ensino superior, professores de Educação Física, treinadores e praticantes desportivos.

De assinalar a elevada presença de inscritos (próximo das duas centenas), entre os quais se contavam numerosos alunos da ESEV e dirigentes autárquicos e desportivos, com intervenção ativa nos momentos de debate.

VOLTAR

Partilhe