Notícia  /  19.04.2018

AOP já tem mascote

A Academia Olímpica de Portugal tem desde 10 de abril uma mascote própria. Trata-se de «Olym», nome provisório para uma representação de cão de água português, numa conceção original dos alunos do Agrupamento de Escolas de Arraiolos.

 

O trabalho permitiu aos jovens estudantes vencer o concurso para criação da mascote da AOP, decorrido durante os dois primeiros períodos escolares do corrente ano letivo. «Olym» foi identificado como trabalho de escultura (as outras classificações previstas no regulamento eram pintura e desenho), apresentando-se construído com recurso a tecido, lã, botões, linha e cola.

 

De acordo com a fundamentação anexada ao trabalho, a escolha do cão de água português baseou-se no facto de tratar-se de uma das raças autóctones, caracterizada pelo espírito amigável e pela coragem, com facilidade de adaptação tanto ao meio terrestre como ao aquático, existindo casos descritos de intervenção no salvamento de pessoas.

 

Na decisão do júri, para além da fundamentação apresentada pelos autores, foi considerado que o trabalho revela criatividade e representação da realidade olímpica (com a utilização das cinco cores da bandeira olímpica), além de estabelecer a relação entre os planos regional (trabalho com lã, inspirado nos tapetes de Arraiolos), nacional (cão de água português) e internacional (contexto olímpico).

 

Conforme estabelecido no regulamento, o nome da mascote será ainda objeto de estabelecimento definitivo pelo Conselho Diretivo da AOP. O trabalho proposto dará agora lugar a um processo de conversão para desenho, a fim de ser criada uma identidade gráfica própria, com posterior transposição para efeito de construção de um fato de disfarce a ser usado em atividades da AOP.

 

Com a vitória no concurso, os alunos autores do trabalho ganharam o direito a uma visita ao Comité Olímpico de Portugal, com um programa a operacionalizar em breve pela AOP.

VOLTAR

Partilhe