Notícia  /  08.05.2018

Sete lusófonos em Olímpia

Teve início esta segunda-feira, 7 de maio, em Olímpia (Grécia), a sessão da Academia Olímpica Internacional para diretores de academias e de comités olímpicos nacionais, este ano subordinada ao tema geral «O atleta como modelo». Facto invulgar, a presença de sete participantes lusófonos, compondo seis representações: da AOP, Tiago Viegas e Afonso Candeias; do Comité Olímpico de Portugal, Joaquim Videira; da Academia Olímpica Angolana, Sara Tavares; da Academia Olímpica Cabo-verdiana, Eduarda Vasconcelos; da Academia Olímpica Moçambicana, Alberto Graziano; e do COI, a nova diretora do Programa de Educação para os Valores Olímpicos, Ana Azevedo, que será uma das palestrantes no terceiro dia de trabalhos.

 

O primeiro dia foi já ocasião para que as academias lusófonas realizassem uma reunião de trabalho, trocando informações sobre o desenvolvimento das respetivas atividades, com incidência na organização das sessões anuais que cada uma está a preparar.

 

A primeira jornada de trabalhos foi fortemente condicionada pelas más condições atmosféricas, com a chuva a impedir o desenvolvimento da parte do programa que teria de decorrer ao ar livre, nomeadamente as homenagens a Pierre de Coubertin, John Ketseas e Carl Diem. A deposição de coroas de flores nos monumentos dedicados a essas figuras fundadoras do Olimpismo moderno e da Academia Olímpica Internacional transitaram para o segundo dia, cuja agenda integra também a visita orientada ao recinto arqueológico de Olímpia.

VOLTAR

Partilhe