Notícia  /  27.07.2018

Na opinião de Custódio Moreno

A Formação Olímpica nos Projetos da Direção Regional do Algarve do IPDJ, I.P.

Ao assumir o cargo de Diretor Regional do Algarve do Instituto Português do Desporto e Juventude I.P. fi-lo consciente da minha missão. A Juventude, o Associativismo e o Deporto são três pilares fundamentais de uma sociedade dinâmica e autorreguladora, capaz de se reinventar com o contributo de todos ao serviço do desenvolvimento e da Paz.


Acredito que o dinamismo próprio do Desporto e da Juventude acaba por confluir e contribuir para a formação de melhores seres humanos, mais aptos, mais saudáveis, mais responsáveis, mais interventivos, mais sonhadores e concretizadores dos seus projetos pessoais e coletivos.

Como Diretor Regional do Algarve do IPDJ assumo o desafio que é criar uma cultura de proximidade e, tal como a filosofia olímpica, não descuro o lado humanista da diversidade cultural, através de uma consciência pacifista, democrática e ecológica, promotora de valores, como a ética, o respeito, o espírito de equipa, o fair play, a cooperação, a amizade ou a superação. Procuro através de todos os programas promovidos pelo Instituto semear esta cultura e potenciá-los acreditando que o desporto é um veículo privilegiado na educação não formal e pode desempenhar um papel fundamental na educação do Olimpismo em particular, como filosofia de vida, na busca constante dos valores olímpicos da excelência, da amizade e do respeito, valores inerentes à missão do Instituto e do seu Diretor.  A formação olímpica nos projetos da Direção Regional do Algarve está presente nas mais diversas parcerias que estabelecemos com as várias entidades públicas e privadas, singulares ou coletivas, que também acreditam que os valores olímpicos são fundamentais na formação dos indivíduos, a curto ou a longo prazo. No desporto acredito que dar o melhor de si, significa definir objetivos, fazer o melhor possível, acredito que amizade significa aceitar as diferenças de todos aqueles com quem convivemos e acredito que respeitar significa, antes de mais, respeitar-me a mim próprio, mas também todos os intervenientes que rodeiam a prática desportiva. É com muito orgulho que promovemos no Instituto a mobilização da comunidade em geral para a prática desportiva, somos parceiros de projetos e iniciativas, estimulamos não só a sua criação, mas apoiamos a sua concretização. Vimos nascer, crescer e consolidar projetos em que também acreditamos, como é o caso do PNED – Plano Nacional para a Ética no Desporto. No Algarve promovemos a formação olímpica desde a infância até à terceira idade em iniciativas como, por exemplo, “Maio é Mês do Olimpismo no IPDJ Algarve”. Os valores olímpicos são transmitidos através de mensagens diferentes logicamente adaptadas aos contextos em que decorrem. Procuramos transmitir a mensagem de acordo com as motivações inerentes a cada idade, acreditando no poder que ela pode ter assim como a reflexão que proporcionará. Assumimos o nosso papel educacional, de forma séria e isenta e embora de uma forma imediata a mensagem que procuramos transmitir da formação olímpica não tenha um retorno direto, acreditamos que a longo prazo ela produzirá efeitos.

 

A nossa motivação é, em cada momento, em cada geração, deixar contributos para o desenvolvimento das faculdades físicas, intelectuais e morais, sempre na senda da formação gradual dos jovens e de todos os cidadãos em geral.

 

Todos estão convocados, todos estão implicados, não se deve excluir ninguém. Trabalho em rede, em parceria, em cooperação, desde a administração pública à privada, às autarquias, escolas e universidades, institutos públicos e privados, até uma malha mais fina como o associativismo juvenil e o desportivo.

 

O nosso sonho é assegurar o acesso livre e gratuito ao Desporto, à Cultura, à Educação, vivenciar o Olimpismo mais do que o teorizar.

 

Consolidar modelos inclusivos, julgo que é um direito universal, especialmente assente em programas de “Desporto para Todos” com génese no “Desporto Escolar” disseminado logo a partir  do 1ºciclo.

 

A aposta será sempre no vivenciar, no experienciar os valores que a Educação, através do olimpismo, encerra como filosofia de vida e na procura constante da felicidade inata à natureza humana.

 

Custódio Moreno é diretor regional do Algarve do Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. Licenciado em Educação e professor no Agrupamento de Escolas João da Rosa, em Olhão, foi também delegado regional de Faro do Instituto Português da Juventude entre 1996 e 2003. Foi eleito presidente da Junta de Freguesia de Pechão de 1993 a 2013, tendo sido ainda adjunto do presidente da Câmara Municipal de Olhão (2003-2005) e assessor na mesma câmara (2005-2006). É membro das AOP desde 2015.


VOLTAR

Partilhe