Notícia  /  16.03.2019

Mascotes olímpicas chegam a Portimão

O Museu de Portimão acolhe a partir de 16 de março a exposição «Mascotes Olímpicas. De talismãs a símbolos de identidade», mostra de uma coleção completa de mascotes dos Jogos Olímpicos, iniciada com Schuss, a mascote dos Jogos de Inverno de Grenoble-1968. Concebida pela Academia Olímpica de Portugal com recurso a peças provenientes de coleções particulares ou institucionais, a exposição retrata meio século de história olímpica no que se refere a este tipo de símbolos identitários, que se tornaram também elementos de valor económico relevante para os comités organizadores de cada edição dos Jogos Olímpicos.

Funcionando originalmente como amuletos aos quais se reconhecia a capacidade de proporcionarem sorte aos respetivos possuidores, as mascotes evoluíram para as funções de identidade e comunicação que atualmente também encerram, como pode verificar-se nesta exposição. Os Jogos Olímpicos integram essas figuras como símbolos específicos de cada edição desde 1968, tendo ao longo de meio século sido possível criar mascotes caracterizadas pela criatividade e marcadas pela relação cultural que revelam com a cidade ou a região onde os Jogos têm lugar.

O acervo exposto, envolvendo 49 peças, é complementado por textos de parede relativos a cada edição dos Jogos Olímpicos com mascote (desde os Jogos de Inverno de Grenoble-1968 até Tóquio-2020) e ainda pela projeção de filmes de animação protagonizados por mascotes olímpicas. Em complemento, está disponível um quiosque multimédia criado pelo próprio museu para dar acesso a informação detalhada sobre cada uma das mascotes, reunido imagens, filmes e textos, em formato digital e com navegação tátil.

Museu de tipologia industrial, o Museu de Portimão foi inaugurado em 2008 nas instalações recuperadas da antiga fábrica conserveira Feu Hermanos, tendo sido distinguido em 2010 com o prémio Museu do Ano do Conselho da Europa e em 2011 com o prémio DASA – Mundo do Trabalho. A exposição de referência, «Portimão, Território e Identidade», representa uma síntese histórica do percurso socioeconómico e cultural das populações que viveram em Portimão e marcaram a singularidade da sua identidade e do território envolvente.

A exposição das mascotes olímpicas integra a programação da Portimão-2019 Cidade Europeia do Desporto e fica patente até dia 21 de abril, às terças-feiras, das 14h30 às 18h00, e de quarta a domingo, das 10h00 às 18h00.

VOLTAR

Partilhe