Notícia  /  01.04.2019

AOP com exposição na Semana da Ciência


O Grémio de Instrução Liberal de Campo de Ourique apresenta durante a corrente semana (1 a 5 de abril) uma exposição sobre a participação portuguesa nos Jogos Olímpicos, concebida pela Academia Olímpica de Portugal. A exposição integra o programa geral da Semana da Ciência, iniciativa que mobiliza toda a comunidade escolar ao longo da semana, com numerosas atividades e exposições, envolvendo dezenas de entidades e personalidades parceiras do evento.

 

A exposição montada pela AOP mostra um conjunto de painéis ilustrativos das presenças de Portugal nas diferentes edições dos Jogos Olímpicos de Verão, desde 1912 (Estocolmo), acrescido de algumas peças referentes aos Jogos do Rio-2016 como pontos de partida para contar episódios relevantes da participação portuguesa nesses Jogos: uma mascote Vinicius, um facho, um uniforme de pódio e a roda quebrada da bicicleta de David Rosa.

 

Na abertura da exposição, Tiago Viegas, José Esteves e Carlos Gomes participaram numa conferência dirigida a alunos e demais membros da comunidade do colégio, tendo tido oportunidade de apresentar a AOP e de contar alguns episódios relacionados com a participação de atletas portugueses nos Jogos do Rio, precisamente a partir do acervo exposto. A sessão registou a presença de alunos de várias turmas do terceiro ciclo, com bastante interesse pelos temas abordados e muito empenhados no debate que se seguiu à apresentação das comunicações.

 

O Grémio de Instrução Liberal é o último colégio do concelho de Lisboa sobrevivente das escolas criadas para ensino privado segundo os valores republicanos, tendo sido fundado menos de quatro meses antes da implantação da República, de 4 para 5 de Outubro de 1910.

VOLTAR

Partilhe