Notícia  /  18.02.2026

Tiago Viegas embaixador do International Fair Play Passport

O presidente da Academia Olímpica de Portugal, Tiago Viegas, foi nomeado embaixador do projeto International Fair Play Passport, iniciativa criada em 2023, com sede na Câmara Municipal de Olímpia (Grécia) e norteada pelo objetivo principal de oferecer oportunidades educativas à jovem geração de embaixadores do fair play, da criatividade e da responsabilidade. Em última análise, é intensão do projeto contribuir para uma cultura de respeito, paz e cidadania global.

Para o efeito, o International Fair Play Passport (Clube Olímpia) tem em vista juntar escolas de todos os continentes numa viagem educativa e cultural que promova o fair play como modo de vida, através do desporto, da criatividade e da reflexão.

O programa desenvolve-se ao longo de todo o ano de 2026 envolvendo jovens estudantes dos 12 aos 18 anos, com a participação de 16 escolas, de 16 países, dos cinco continentes: quatro de África (África do Sul, Angola, República Democrática do Congo e Zimbabué), três da América (Argentina, Colômbia e Estados Unidos), três da Ásia (Líbano, Malásia e Singapura), três da Europa (Grécia, Itália e Portugal) e três da Oceânia (Austrália, Nova Caledónia e Polinésia). No caso de Portugal, a escola participante no projeto é a Básica n.º 1 de Marim (Olhão), onde tiveram origem os Jogos de Quelfes.

Cada atividade a desenvolver durante o ano resultará num filme com duração máxima de dois minutos e subordinado ao tema de um dos valores éticos de referência do projeto e num texto de resumo da reflexão sobre o mesmo tema.

A estrutura organizativa tem direção científica de Gennaro Testa, fundador do projeto, e conta com o edil de Olímpia, Aristidis Panagiotopoulos, como presidente honorário, integrando ainda um comité científico composto de oito membros: Arnaud Richard (França), Eda Caushi (Albânia), Fred Quek (Singapura), Georgios Vlachos (África do Sul), Hassan M. Khachfe (Líbano), Nicholas Chan (Malásia), Silvia Dalotto (Argentina) e Tiago Viegas (Portugal).

VOLTAR

Partilhe