Conferência internacional «Do Surf»

Jul
2023

Evento: Atividade Nacional

Data: 20 - 21 Julho 2023

Local: Comité Olímpico de Portugal (Lisboa)

Uma conferência de âmbito académico internacional dedicada ao surf vai refletir sobre esta modalidade que teve estreia olímpica durante os Jogos de Tóquio realizados em 2021, com a presença das atletas portuguesas Teresa Bonvalot e Yolanda Hopkins. Com o título geral «Do surf», a reunião é apresentada como «local de encontro entre saber e fazer» e espaço aberto para a dialética entre ação e conhecimento.

A conferência terá lugar de 20 a 22 de julho no auditório da sede do Comité Olímpico de Portugal, no âmbito de uma colaboração entre a organização e a Academia Olímpica de Portugal, envolvendo também o Instituto Português do Desporto e Juventude e o Museu Nacional do Desporto.

Centrada na relação entre o desporto e a filosofia, a conferência abre o campo de reflexão a outras áreas de investigação e conhecimento, visando uma reflexão com a maior abrangência possível, num ambiente académico de envolvimento internacional. São, assim, esperados contributos de todo o espectro do conhecimento, promovendo-se a partilha de pesquisa, pensamento e prática.

Na chamada para artigos foram avançadas as seguintes linhas de abordagem:

1. Corpo e natureza

2. Desporto, economia e turismo

3. Surf e tecnologia

4. Surf e as artes (cinema, poesia, literatura, etc.)

5. Surfing e diversidade: bodyboard, kitesurf, windsurf, bodysurf, etc.

6. Surf e disciplinas associadas: Psicologia, Sociologia do Desporto, Antropologia, História do surf, etc.

7. Desporto, saúde e cuidado

8. Surf e violência

9. Surf e ecologia

10. Surf, tecnologia e nómadas digitais

11. Mar, ondas e ciência

12. Surf, história local, tradições

13. Surf e modalidades associadas à mente e ao cuidado de si (mindfulness, yoga, etc.)

A conferência é organizada pelo investigador Constantino Pereira Martins, membro colaborador do Instituto de Estudos Filosóficos da Universidade de Coimbra e do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da mesma universidade, onde participa no projeto Racionalidade Hermenêutica.

VOLTAR

Partilhe