Notícia  /  20.02.2019

Cláudia Santos ganha prémio com trabalho sobre educação olímpica


A investigadora e doutoranda Cláudia Santos, membro da Academia Olímpica de Portugal, ganhou uma menção honrosa no âmbito dos Prémios Ciências do Desporto, graças e um trabalho com o título «Dimensão Educativa do Olimpismo: revisão sistemática da literatura». O trabalho, premiado na categoria de História e Sociologia do Desporto, foi elaborado em conjunto com Elsa Pereira e Margarida Mascarenhas, compondo um trio autoral proveniente da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, tendo procedido à análise de artigos sobre aquele tema publicados em revistas científicas internacionais com maior fator de impacte.

O trabalho apresentado a concurso, numa versão reduzida do original, pretendeu conhecer e compreender a investigação mais atual no domínio da dimensão educativa do Olimpismo, tendo identificado duas grandes áreas temáticas preponderantes nos estudos analisados: por um lado, a questão «Conceptual», em que os autores abordam os conceitos do olimpismo enquanto filosofia educativa através do desporto, com especial ênfase nos valores olímpicos; por outro lado, os «Programas», em que os autores se debruçam sobre programas de educação olímpica e iniciativas pedagógicas dirigidas a atletas olímpicos, ao sistema educativo e à comunidade, desenvolvidos com o objetivo de disseminar e promover o olimpismo.

O estudo constatou a necessidade de maior rigor na conceptualização teórica da filosofia do Olimpismo e detetou a crescente defesa na comunidade académica da integração da temática olímpica nos programas de Educação Física.

O estudo dos programas educativos desenvolvidos pelos comités organizadores dos Jogos Olímpicos nos últimos anos (incluindo Jogos Olímpicos da Juventude) foi outro centro de atenção das autoras, permitindo verificar que tais programas perdem vitalidade depois de terminados os Jogos correspondentes. Desse facto resulta a conclusão de existir um défice de controlo dos resultados de tais programas, não por falta de interesse de quem os estude mas por carência de processos de avaliação final dos programas, que permitissem reunir dados de balanço.

Os Prémios Ciências do Desporto são instituídos pelo Comité Olímpico de Portugal, em parceria com a Fundação Millennium BCP.

VOLTAR

Partilhe