Notícia  /  24.05.2019

Academia Olímpica Cabo-verdiana reforça capacidade de intervenção

A Academia Olímpica Cabo-verdiana (AOC) está a reforçar a capacidade de intervenção na sociedade do seu país aproveitando as oportunidades que se lhe deparam e que também cria para dar-se a conhecer e transmitir a sua mensagem. Esta foi a ideia principal que resultou do almoço de trabalho mantido ao início da tarde desta sexta-feira, 24 de maio, entre o presidente da AOC, Orlando Mascarenhas, e o presidente da Academia Olímpica de Portugal, Tiago Viegas.

 

Para aquele efeito, o Clube Olímpico, já em funcionamento, apresenta-se como uma forma de disseminar pelas dez ilhas do arquipélago a ação da AOC, havendo já representantes da academia em todos os 22 concelhos do país. Também os Jogos Africanos de Praia, com a primeira edição a decorrer na ilha do Sal de 14 a 24 de junho, serão uma oportunidade importante para que a AOC se dê a conhecer e faça notar a importância de um trabalho como aquele que se propõe levar a efeito no domínio da educação olímpica.

 

Da parte da AOP, Tiago Viegas assinalou a total disponibilidade para colaborar no que for entendido como útil, tendo deixado uma palavra de incentivo à participação da AOC também em encontros internacionais, seja no contexto olímpico africano, no âmbito da Academia Olímpica Internacional (AOI) ou ainda junto da Associação Pan-ibérica de Academias Olímpicas (APAO). A ênfase foi posta na participação de uma representação de Cabo Verde no próximo congresso da APAO, a realizar em Angola no próximo ano, por iniciativa da Academia Olímpica Angolana.

 

A presença de Orlando Mascarenhas em Portugal surge na sequência da recente participação na sessão da AOI para diretores de academias olímpicas nacionais realizada em Olímpia (Grécia), na qual Cabo Verde foi o único país africano de língua portuguesa a estar representado.

VOLTAR

Partilhe