Notícia  /  27.05.2019

Ilídio Torres vence Prémio David Sequerra 2019

O colunista Ilídio Torres é o vencedor da edição de 2019 do Concurso de Imprensa Regional AOP – Prémio David Sequerra, para trabalhos sobre Olimpismo publicados ao longo do ano anterior em órgãos de imprensa regional. O prémio foi atribuído sobre um conjunto de artigos publicados semanalmente nas páginas do «Jornal de Notícias de Esposende e Barcelos».
 
De acordo com o júri, o conjunto das peças apresentadas a concurso revela uma qualidade literária e formativa que justifica o galardão, sendo salientado também o facto de os textos terem sido publicados ao longo de todo o ano, mantendo dessa forma a presença da temática olímpica nas páginas daquele órgão de imprensa regional.
 
Os 42 artigos narram episódios da história olímpica, procurando dar a conhecer as respetivos protagonistas tanto no plano desportivo como na vertente humana das respetivas vivências. Entre outras, são referidas as histórias da atleta e pianista Micheline Ostermeyer, bicampeão olímpica em 1948, da participação do general Patton nos Jogos de Estocolmo, em 1912, do diplomata e atleta olímpico Philip Noel-Baker, prémio Nobel da Paz de 1959, e ainda de vários casos em que a solidariedade, a igualdade e a liberdade foram valores de referência.
 
Ilídio Torres é professor aposentado, com presença regular nas páginas da imprensa regional, tendo vencido também as edições do concurso levadas a efeito em 2005, 2006 e 2007, nessas ocasiões com artigos publicados no jornal «Barcelos Popular».
 
O júri entendeu atribuir ainda uma menção honrosa a Marina Guerra (vencedora do concurso em 2017), por um artigo publicado em 28 de junho de 2018 no jornal «Região de Leiria» sobre o fim da carreira internacional do juiz olímpico de judo Carlos Duarte.

Pode consultar os artigos premiados através da ligação ao lado.

VOLTAR

Partilhe