Notícia  /  05.06.2019

Sessão internacional para jovens já decorre em Olímpia

Estão já em Olímpia, na Grécia, os participantes na Sessão Internacional para Jovens Participantes, iniciativa anual da Academia Olímpica Internacional, este ano em 59.ª edição. Como de costume, a sessão teve inauguração formal em Atenas, numa cerimónia realizada no Monte Pnix no passado domingo, com uma intervenção do presidente do Comité Olímpico Internacional, Thomas Bach.

No dia seguinte, os participantes rumaram a Olímpia, onde decorrem durante dez dias os trabalhos programados e onde já teve lugar a primeira conferência, por Georgios Papandreou, antigo primeiro-ministo grego.

A sessão conta este ano com a participação de Martim Ramôa, selecionado pela AOP no âmbito do concurso específico que todos os anos é levado a efeito para escolher os representantes da Academia Olímpica de Portugal nas sessões da AOI para jovens.

Martim Ramôa participou na Sessão Anual da AOP de 2018, em Braga, tendo antes sido selecionado pelo Comité Olímpico de Portugal para assumir a função de Young Change Maker («jovem promotor de mudança»), no âmbito do programa com o mesmo nome criado pelo Comité Olímpico Internacional para mobilizar jovens de todo o mundo capazes de motivar e inspirar os atletas participantes nos Jogos Olímpicos da Juventude. Nesse papel coube-lhe ajudar a promover os valores associados ao Olimpismo e informar os atletas participantes nos Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires, em outubro passado, sobre atividades culturais e pedagógicas de aprendizagem e partilha.

A ligação de Martim Ramôa ao Movimento Olímpico tinha já tido expressão na presença, em 2016, nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro como apoiante dos atletas portugueses.

A sessão em que agora participa tem a presença de 171 jovens de 91 países e está centrada na temática geral do contributo da diplomacia do Olimpismo para a construção da paz no plano internacional.

VOLTAR

Partilhe