Notícia  /  18.06.2019

Fábio Silva e o papel dos coordenadores nas sessões de Olímpia


O texto que se segue constitui o relato breve da participação de Fábio Silva como coordenador na 59.ª Sessão da AOI para Jovens, realizada em Atenas e Olímpia, de 2 a 13 de junho.


A 59.ª Sessão Internacional para Jovens Participantes da Academia Olímpica Internacional, concluída a 13 de junho, em Olímpia (Grécia), sob o tema «Diplomacia Olímpica e Paz», possibilitou a reunião de 156 participantes (86 rapazes e 70 raparigas), oriundos de 91 países.


Foram duas semanas com horários intensos preenchidos com palestras, grupos de discussão, workshops artísticos, atividades desportivas, visitas culturais e eventos sociais.


Diariamente, todos convivemos com indivíduos de todo o mundo, de religiões distintas, com crenças diversas, em alguns casos de países entre cujos cidadãos a interação não seria permitida. Se há quatro anos, como participante, a sessão mudou a forma como eu entendia o mundo e a minha profissão, ser coordenador reforçou na minha mente algo de que há já algum tempo me convenço – que, no centro e acima de tudo, em qualquer projeto, plano ou política, devem estar as pessoas.


Tal foi o foco do trabalho dos 17 coordenadores que, voluntariamente, aqui se deslocaram de quatro continentes, com a «missão» de garantir aos participantes um ambiente promotor de uma discussão séria, livre e democrática, que potenciasse a sua determinação, a esperança e a inspiração. Na volta esperamos que estejam numa posição para melhor contribuir significativamente para o futuro do Movimento Olímpico, do desporto e da diplomacia.


Também é pela nossa missão (e paixão!) ficar a pé até às 3h da manhã a debater filosofia, experiências olímpicas, conceitos e/ou projetos e, no dia seguinte, pela manhã, repetir a rotina com uma cara ensonada, um sorriso e um Kalimera! («Bom dia!» em grego).


Findas estas duas semanas, ter experienciado uma das sessões nas quais os participantes foram mais ativos (mais tempo houvesse para questões e teria sido usado) e poder fazer parte de uma rede de jovens com semelhante determinação e ambição para a melhoria do desporto e do Movimento Olímpico tornam esta uma das melhores experiências de que tenho memória.


Destaco duas conclusões pessoais:

1) muito trabalho está ainda por fazer no desporto e no Movimento Olímpico no âmbito da diplomacia – os desafios acumulam-se e a as respostas, cada vez mais, não satisfazem aqueles que, diariamente, lidam com questões sérias e graves, como a crise de refugiados ou os conflitos armados;

2) há que dar a voz, o espaço e o poder de decisão aos jovens líderes – as gerações mais novas trazem para a equação visões renovadas e perspetivas alternativas e contribuem para o rejuvenescimento das organizações desportivas (em grande parte envelhecidas), para além de demonstrarem uma capacidade de trabalho e preparação sem precedentes. Há que reforçar o apoio e preparar os futuros líderes do desporto mundial agora.

Fábio Silva, membro da AOP, participante na 55.ª Sessão da AOI para Jovens (2015) e coordenador na 59.ª Sessão (2019)

Legendas

Foto 1 – Alguns dos coordenadores da sessão durante a cerimónia inaugural, no Monte Pnyx, em Atenas. Da esq. Fábio Silva, Jonathan Ruwuya (Zimbabué) , Panagiotis Trikaliotis (Grécia), Sarah Vogtli (Suíça), Kathrin Freudenberger (Alemanha), Lucía Giamberardino (Argentina), Maitreyee Banerjee (Índia), Yarden Har Lev (Israel), Rafael Gonzalez (México) e Richard Koo (Canadá)

Foto 2 – Grupo de discussão número 1, no primeiro dia dos trabalhos de grupo

Foto 3 – Último dia do acompanhamento do live stream e social media das palestras (com a coordenadora Yarden Har Lev, de Israel)

Foto 4 – Com o participante de Portugal, Martim  Ramôa (esq.) e a coordenadora Laura-Maria Tiidla (Estónia), no último dia dos trabalhos da sessão

VOLTAR

Partilhe