Notícia  /  19.09.2019

Pequim-2022 já tem mascote


Chama-se Bing Dwen Dwen, representa um panda e é já a mascote Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, em Pequim, apresentada esta terça-feira pelo comité organizador da celebração olímpica. O nome pode traduzir-se por Criancinha de Gelo, sendo a figura do panda representada no interior de um fato de gelo, com um círculo nas cores do logótipo de Pequim-2022 a fazer o contorno da abertura para a face.


A mascote pretende representar a pureza, a força e a determinação dos atletas. De acordo com a história associada à mascote, Bing Dwen Dwen andava à procura de bambu na floresta quando um asteróide colidiu com a Terra, precisamente no local onde se encontrava. Ao resvalar para o túnel mágico criado pelo asteróide, o urso transformou-se na figura vestida de gelo, fazendo lembrar a representação de um astronauta, numa evocação da modernidade e das novas tecnologias. Na mão esquerda apresenta um coração como símbolo da hospitalidade da cidade organizadora dos Jogos.


Segundo o comité organizador, «com um fato de gelo, um coração de ouro e a paixão pelos desportos de inverno, este panda está pronto para levar o verdadeiro espírito dos Jogos Olímpicos a todas as partes do mundo».


Na mesma ocasião foi apresentada também a mascote dos Jogos Paralímpicos de Inverno Pequim-2022, Shuey Rhon Rhon, evocando uma lanterna chinesa.


VOLTAR

Partilhe