Notícia  /  15.11.2019

Academias Olímpicas Europeias vão ter plano de atividades comum

As Academias Olímpicas Europeias (AOE) concluíram esta sexta-feira (15 de novembro) a Conferência Anual , realizada em Nicósia (Chipre), com a realização da 2.ª Assembleia Geral, entre cujas principais decisões avulta a criação de um plano de atividades conjunto. Para esse fim, foi tomada a decisão de reunir os diferentes contributos das academias nacionais num documento comum, que funcionará como programa europeu de iniciativas a desenvolver no âmbito da missão da associação.

A assembleia aprovou também um quadro de normas de boa governação, criando também um gabinete especialmente vocacionado para supervisionar o modo de funcionamento da associação, que junta as academias olímpicas nacionais dos países europeus.

Dando corpo a uma ideia surgida quando da criação, em 2018, das AOE, a eleição das comissões especializadas permitiu reforçar a capacidade de intervenção da associação, dotando-a de estruturas aptas a desenvolver projetos nos quatro domínios em que intervirão: «Educação Olímpica», «Património Olímpico», «Desenvolvimento e Cooperação» e «Comunicação». Para a primeira destas comissões foi eleita Cláudia Santos, Academia Olímpica de Portugal, que trabalhará com 11 outros comissários no âmbito da educação olímpica.

A assembleia constituiu o momento final de uma conferência que inclui ainda ao longo das sessões de trabalho um conjunto de comunicações por oradores convidados e a apresentação de relatórios de atividades pelos representantes das academias presentes, incluindo da parte da AOP, pelo presidente Tiago Viegas.

VOLTAR

Partilhe