Notícia  /  10.12.2019

ONU aprova resolução pela Trégua Olímpica

Os 193 membros da Assembleia Geral das Nações Unidas aprovaram esta segunda-feira (9 de dezembro), por unanimidade, a resolução que apela ao respeito da Trégua Olímpica por todos os países durante os Jogos Olímpicos e os Jogos Paralímpicos de Tóquio, em 2020. A resolução aponta para uma trégua a ter início uma semana antes dos Jogos da XXXII Olimpíada (24 de julho a 9 de agosto) e a estender-se até aos Jogos Paralímpicos (25 de agosto a 6 de setembro).

Com a aprovação desta resolução, os membros da Assembleia Geral da ONU sublinham a importância da cooperação visando «a implementação universal dos valores da Trégua Olímpica» e concordaram em  «cooperar com o Comité Olímpico Internacional e o Comité Paralímpico Internacional no sentido da utilização do desporto como instrumento ao serviço da promoção da paz, do diálogo e da reconciliação em zonas de conflito», tanto durante como após a celebração dos Jogos.

A Trégua Olímpica inspira-se na antiga tradição grega da Trégua Sagrada, através da qual os organizadores dos Jogos Olímpicos da antiguidade pretendiam garantir condições de segurança para a deslocação e a participação de atletas e acompanhantes.

Sendo já uma tradição nas Nações Unidas, que desde 1992 aprova resoluções de apelo à paz no contexto de cada nova edição dos Jogos Olímpicos de verão ou de inverno, a resolução agora adotada assinala como desejo para os Jogos de Tóquio de 2020 que seja possível a cada participante atingir o máximo pessoal, aumentando a consciencialização para a unidade dentro da diversidade entre os cidadãos do mundo e deixando um legado positivo para as gerações futuras.

Ao mesmo tempo, a resolução da ONU reconhece os objetivos dos Jogos Tóquio-2020 de levar a efeito uma edição sustentável, assente no princípio «Ser melhor em conjunto: pelo planeta e pelas pessoas», num contributo para atingir os objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas.

Foto: ONU / Evan Schneider

VOLTAR

Partilhe