Notícia  /  23.12.2019

Francisco Baptista – 1961-2019

É com profundo pesar que a Academia Olímpica de Portugal dá nota do falecimento de Francisco Baptista, membro da AOP, secretário-geral do seu Conselho Diretivo em 2001-2002 e antigo membro da Comissão de Ética do Comité Olímpico de Portugal.

Professor de Educação Física, área em que obteve licenciatura, a que depois juntou várias pós-graduações, o mestrado em Direcção e Gestão do Desporto e o doutoramento em Ciências da Educação, Francisco Baptista foi treinador e dirigente da Federação Portuguesa de Canoagem e coordenador de futsal na AF Coimbra, tendo sido nesta modalidade que acabou por especializar-se.

Assumindo de forma profissional a condição de treinador de futsal, liderou tecnicamente vários clubes de diferentes divisões, até que, em 2005, se lançou na aventura internacional, orientando primeiro a seleção de Angola e depois a equipa da Guiné-Bissau que participou nos Jogos da Lusofonia de 2009, em Lisboa, assumindo ainda as funções de instrutor da FIFA, com trabalho desenvolvido em Cabo Verde.

Em 2010 aceitou o convite para ser o treinador da seleção de futsal do Catar, tendo levado o emirado à vitória na Taça Asiática Ocidental de 2011 e à consequente qualificação para a fase final da Taça Asiática. Contribuindo para o desenvolvimento do futsal no Catar, foi sob o seu impulso que se realizou o primeiro curso de formação de treinadores da modalidade no país, foi elaborado o primeiro manual da modalidade em árabe e foi criada a Liga Sub-19, a primeira competição desse tipo para jovens na Ásia.

Em fevereiro de 2012, Francisco Baptista assumiu o comando técnico do Al-Jaish, o clube das Forças Armadas do país, tendo ainda sido diretor da Academia de Futebol Sheik Faisal Bin Qasim Al Thani.

Entretanto, a doença bateu-lhe à porta, levando-o agora, aos 58 anos, após prolongada batalha, travada já em Portugal, aonde tinha regressado para dar continuidade à atividade ligada ao desporto.

O corpo de Francisco Baptista estará a partir das 10h00 de terça-feira, 24 de dezembro, na Capela da Misericórdia da Lousã, realizando-se o funeral às 14h30, para o Cemitério da Lousã, a terra onde nasceu.

VOLTAR

Partilhe