Notícia  /  12.02.2020

Quatro ginastas históricos em encontro de gerações no Lisboa Ginásio Clube

Quatro ginastas marcantes da história olímpica portuguesa vão protagonizar o primeiro Encontro Gerações Olímpicas, levado a efeito pelo Lisboa Ginásio Clube (LGC) no seu auditório, dia 17 de fevereiro, a partir das 18h30. Esbela da Fonseca, Helena Cunha, Joaquim Granger e Raul Caldeira são os quatro desportistas do clube organizador, todos da ginástica, que comparecem nesta primeira sessão dos encontros, realizados em parceria com a Academia Olímpica de Portugal e integrados no Programa Cultural Olímpico 2020.

Joaquim Granger e Raul Caldeira competiram nos Jogos Olímpicos de Helsínquia, em 1952, o ano em que Portugal marcou presença pela primeira vez nas competições olímpicas de ginástica. Helena Cunha e Esbela da Fonseca registaram a estreia olímpica nos Jogos de Roma, em 1960, tendo a segunda repetido a participação nas duas edições seguintes: Tóquio-1964 e México-1968.

Que recordações guardam estas quatro personalidades históricas da ginástica portuguesa sobre a participação nos Jogos Olímpicos? Que ideia lhes fica da comparação entre a ginástica dos anos 50 e 60 e a da atualidade? Que momentos e que personalidades foram marcantes nas respetivas carreiras? Quais os valores que mais prezam no desporto? Estas poderão ser algumas das questões que a conversa leve os convidados a darem resposta, num encontro em que se deseja a intervenção de todos os presentes.

O Lisboa Ginásio Clube conta 12 atletas olímpicos, dez dos quais ainda vivos e que ao longo do ano 2020 irão participar nas sessões dos Encontros Gerações Olímpicas, juntando os olímpicos do passado com os jovens do clube que aspiram a ser os olímpicos do futuro.

A entrada é livre (limitada à capacidade da sala). Venha conversar com quatro dos atletas mais antigos do Olimpismo português, numa reunião única com este alinhamento extraordinário!


VOLTAR

Partilhe