Notícia  /  14.02.2020

Força Aérea voou alto em concerto de temática olímpica

A Banda de Música da Força Aérea Portuguesa esteve em alto plano na execução do programa do concerto realizado esta quinta-feira, 13 de fevereiro, no Teatro Nacional de S. Carlos, em Lisboa. Integrado no Festival Antena 2 (da RDP) e no Programa Cultural Olímpico 2020 (promovido pela AOP), o concerto apresentou um conjunto de peças associadas aos Jogos Olímpicos, seja pela história ou pelo ambiente.

Assentando em composições de John Williams a Philip Sparke, passando por Leo Arnaud, Satoshi Yagisawa, Saül Gómez Soler e George Gershwin, o concerto suscitou o aplauso do público, vibrando em vários momentos, num alinhamento que alternou peças festivas com outras mais contemplativas. Com uma contextualização das peças em apresentação oral com informação sobre a origem de cada composição e a sua relação com os Jogos Olímpicos ou o tema do sonho de voar, o concerto seria rematado com o habitual «encore» que constitui uma espécie de marca da banda, a marcha «Stars and Stripes Forever», de John Philipe Sousa.

Subordinado ao título «O Sonho Olímpico de Voar», o concerto da Banda da Força Aérea constituiu uma forma de integração da temática olímpica na quarta edição do Festival Antena 2, cujo diretor, João Almeida, acolheu a ideia logo que proposta pela Academia Olímpica de Portugal no contexto do convite à estação para participar no Programa Cultural Olímpico 2020 (PCO2020).

A colaboração entre a Antena 2 e a AOP irá traduzir-se noutros momentos ao longo do presente ano olímpico, nos quais se inclui a transmissão de outros concertos no âmbito do referido PCO2020 e a dedicação à temática olímpica de uma série de episódios do programa «Coreto», da autoria do maestro Jorge Costa Pinto e emitido aos domingos às 13h00 (repete terças às 5h00 e sextas às 17h00).


Fotos: Jorge Carmona / Antena 2

VOLTAR

Partilhe