Notícia  /  12.05.2020

Francesc García (1941-2020)

A AOP anuncia com pesar a morte do presidente da Academia Olímpica de Andorra, Francesc García, dia 9 de maio, vítima de pneumonia causada por coronavírus. Com uma visão do desporto como prática assente em valores éticos elevados, o François  (como era carinhosamente tratado entre os colegas) era presidente da Academia Olímpica de Andorra desde 2008, sendo por esse facto presença regular nos congressos da Associação Pan-ibérica de Academias Olímpicas, incluindo o de 2014, realizado em Portugal (na imagem, durante a visita ao Museu Nacional do Desporto, em Lisboa).

Personalidade respeitada e estimada no principado e fora dele pela forma como se relacionava com o universo desportivo e pelo empenho na educação através do desporto, Francesc García revelou ao longo da vida grande empenho na defesa dos ideais em aque acreditava, numa determinação que levou até aos últimos instantes da vida: segundo revelaram os elementos da equipa médica do hospital em cuja unidade de cuidados intensivos estava internado, nunca ali tinham visto ninguém com tão forte vontade de viver como Francesc García, apesar das evidentes dificuldades.

Na nota de pesar divulgada pelo Comité Olímpico de Andorra, os colegas reconhecem-no como muito dedicado às tarefas que lhe estavam consignadas, disponível, motivado e sempre bem-disposto, lembrando o sorriso permanente e o respeito sincero por cada um. E também a fase em que, doente com cancro, insistiu em permanecer na chefia da missão olímpica de 2008 e em não regressar a casa para os necessários tratamentos antes que os Jogos de Pequim terminassem.

Francesc García era vice-presidente do Comité Olímpico de Andorra e foi igualmente presidente da Federação Andorrana de Ténis. A Academia Olímpica de Portugal expressa as mais sentidas condolências à Academia Olímpica de Andorra e à família do colega agora desaparecido.

VOLTAR

Partilhe