Notícia  /  21.05.2020

Sessões da AOI de 2020 serão por videoconferência

As sessões que a Academia Olímpica Internacional (AOI) leva a efeito em 2020 serão realizadas exclusivamente «on-line», ou seja sem a habitual presença física dos participantes em Olímpia. Após a anulação da sessão para atletas olímpicos, em consequência das obras a que as instalações da AOI em Olímpia estão a ser sujeitas; do adiamento das sessões para jovens e para diretores, devido à pandemia de covid-19; e da antecipação (e posterior adiamento) do Seminário de Estudos Olímpicos (reduzido de quatro para duas semanas), pela mesma razão – a «Ephoria» da Academia Olímpica Internacional decidiu reagendar estas três últimas iniciativas para o mês de setembro, sendo concretizadas por videoconferência.

 

Assim, a 60.ª Sessão Internacional para Jovens Participantes decorrerá de 4 a 10 de setembro, seguida de imediato da 16.ª Sessão para Diretores ou Presidentes de Academias Olímpicas Nacionais (11 a 17 de setembro). Por fim, o 27.º Seminário de Estudos Olímpicos decorrerá de 21 a 27 de setembro, desenrolando-se em definitivo por apenas uma semana.

 

Esta foi a solução encontrada para que as sessões e o seminário não deixassem de ter lugar no corrente ano, garantindo-se um programa subordinado aos mesmos temas que estavam previstos no formato anterior à pandemia. As conferências terão lugar uma vez por dia, às 12h00 de Portugal continental, tendo a duração de 30 minutos, seguidos de 90 minutos de perguntas e respostas. Após este momento, cada grupo de trabalho fará a sua reunião pelo mesmo sistema de videoconferência, não havendo outras atividades programadas.

 

As habituais apresentações breves que cada participante pode fazer nas sessões tradicionais (com presença física em Olímpia) serão desta vez gravadas previamente em vídeo e disponibilizadas na plataforma de trabalho das sessões, ficando acessíveis ao público através da página da AOI na Internet depois do encerramento da sessão respetiva (tal como as gravações das comunicações).

 

Ao contrário do que é habitual, os participantes na sessão para jovens de 2020 («on-line») poderão voltar a participar numa próxima sessão para jovens que se realize em Olímpia, para assim poderem beneficiar de um programa completo, que como de costume inclua visitas culturais, cerimónias formais, momentos sociais e convívio entre todos os jovens participantes.

VOLTAR

Partilhe