Notícia  /  27.05.2020

APAO organiza seminário virtual sobre desporto em tempo de pandemia

«O desporto na era do COVID. Um olhar a partir do Olimpismo Pan-ibérico» será o tema do seminário virtual que a Associação Pan-ibérica de Academias Olímpicas (APAO) vai levar a efeito em três sessões ao longo de duas semanas de junho.

Procurando fazer uma reflexão sobre o estado do desporto numa época marcada pela pandemia de Covid-19, o seminário estrutura-se numa abordagem multidisciplinar proporcionada por pontos de vista assentes no rendimento desportivo, na educação, na comunicação, na economia do desporto, entre outros.

As três sessões terão lugar nos dias 4, 11 e 18 de junho, a partir das 16h00 (hora de Portugal continental), e decorrerão por videoconferência com a participação das 29 academias olímpicas que integram a APAO (divididas pelas três datas). Abertas a qualquer interessado na temática olímpica, as sessões são destinadas sobretudo a estudantes das instituições associadas aos programas das academias olímpicas envolvidas e aos centros de estudos olímpicos, contando com a intervenção de convidados de reconhecido prestígio no âmbito olímpico.

Os temas a abordar estão distribuídos pelas sessões da seguinte forma: 4 de junho, «Os desafios do desporto olímpico no contexto de Tóquio 2020-21»; 11 de junho, «Desporto social e desporto para todos»; 18 de junho, «Desporto, educação e comunicação».

A primeira sessão terá moderação de  Pablo Galán (Espanha) e intervenções de Carlos Alberto Marino (Argentina), Orlando Mascarenhas (Cabo Verde), Jaime Agliati (Chile), Guillermo González (Colômbia), Henry Núñez (Costa Rica), María Esterlem Santos (Guatemala), José Ubaldo Zavala (Honduras), Alberto Graziano (Moçambique), Tiago Viegas (Portugal) e Alfredo Etchandy (Uruguai).

Cada orador disporá de três a quatro minutos para uma breve apresentação que permita responder à pergunta «Qual o impacte da pandemia e do adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 no desporto olímpico do seu país?». Seguir-se-á um período de debate entre os intervenientes, com espaço para perguntas dos restantes participantes, até uma duração total de 60 a 90 minutos.

Os interessados podem solicitar desde já a inscrição (gratuita) através do «e-mail» aopaniberica@aopaniberica.org ou através das contas da APAO nas redes sociais Twitter (https://twitter.com/AOPaniberica) e Facebook (https://www.facebook.com/APAOOficial). O limite de inscrições é de 250, aceites por ordem de chegada. As conferências (comunicações e debates) decorrerão nas duas línguas oficiais da APAO (português e castelhano).

VOLTAR

Partilhe