Notícia  /  15.09.2020

Filipa Teixeira conta a experiência da Sessão da AOI para Jovens de 2020

No texto, que se segue, a participante portuguesa na 60.ª Sessão para Jovens da Academia Olímpica Internacional, descreve a experiência vivida nesta iniciativa da AOI, levada a efeito nos dias 4 a 10 de setembro, no formato de videoconferência. Na imagem, Filipa Teixeira participa na estafeta virtual da chama olímpica, momento habitual do programa das sessões para jovens realizadas em Olímpia, desta vez adaptadas à realidade digital.

Lembro-me de me terem contado da magia de Olímpia, as histórias e aventuras de jovens curiosos com o mesmo propósito. Lembro-me de ficar com um frio na barriga, um brilho no olhar e pensar… um dia quero lá estar!

Quando chegou o momento da 60.ª Sessão Internacional para Jovens Participantes, o mundo estava diferente... ou talvez esta pandemia só tenha um nome diferente. O tempo e a vida nem sempre estão lado a lado. Mas quando o ser humano quer, é capaz de coisas extraordinárias.

Nesta semana vi um grupo de pessoas a ultrapassar barreiras, unindo o mundo apresentado em pequenos quadradinhos numa língua universal. O amor ao desporto, ao Movimento Olímpico e ao direito de se ser quem realmente se é. Para todos!

Rimos, chorámos e juntos trabalhámos na constante «solução» para que, de sonhos em papel, se torne realidade a liberdade de ser diferente, o direito de ser pessoa e alimentar a mentalidade de quem não é capaz de ver além dessa janela. Criámos o anel da amizade, demos forma ao respeito e superámos a excelência. Caras, corações e almas todas no mesmo pódio. Coubemos lá todos!

Arrisco-me a dizer que, nos contornos apresentados, só aqueles que realmente amam este movimento se atiravam de cabeça, mergulhavam em profundezas desconhecidas para voltar a respirar. Fosse o tema mais apropriado como a luta pelos direitos humanos, a diversidade e inclusão no que mais nos une, o Olimpismo.

Nada menos que 61 países, unidos para juntos encontrarem respostas ao que muitos têm medo de perguntar. Que muitos fingem esquecer, quanto mais agir para mudar.

Pessoalmente, foi também transformador. Descobri que posso ser uma poetisa, que há um espaço e tempo para tudo, a minha energia de diversão e aproveitar a vida é aquela que também me move para falar, sem medo dos que me estejam a ouvir. Superei-me a cada dia e emocionei-me ao lado de outros que escolheram o mesmo caminho. Que, mesmo ainda pequenina, existe um mundo lá fora que me receberá de braços abertos na mesma luta. Que o meu coração fala tão alto quanto a minha alma.

Gostaria de agradecer a cada um pelas aprendizagens, pela partilha e entrega profunda para que esta sessão acontecesse. À equipa da AOI e a todos os coordenadores, que não se pouparam a esforços para que pudéssemos viver esta experiência ao máximo, apesar do estado atual que vivemos, sendo dos mais criativos nas atividades. E fizeram-nos sentir parte desta família como se lá estivéssemos. O espírito Olímpico morou aqui e está bem vivo. Aos investigadores, pelas apresentações enriquecedoras de conhecimento que nos alimentavam as ideias. Aos meus colegas participantes, pela loucura e partilha de experiências de vida que nos fizeram viajar pelo mundo sem sair de casa. Ao grupo do workshop de poesia, por todos os sonhos que do papel se tornaram bem reais – criámos magia. E, finalmente mas de todo não em último, ao meu incrível grupo de trabalho, onde juntos saímos da nossa zona de conforto e arriscámos ir mais além. A todos, foi uma honra e um verdadeiro privilégio crescer ao vosso lado e desbravar as barreiras que este mundo nos coloca, não sabemos o poder que temos até que nos apresentem aqueles que desejam o mesmo que nós.

Não poderia deixar de agradecer a Academia Olímpica de Portugal pela oportunidade: representar o meu País é sempre uma chama especial.

Podem dizer que não sabemos como é estar em Olímpia, mas definitivamente sentimos a magia de quem lhe chama casa.

Meus amigos, que possamos dar aquele abraço em breve!

VOLTAR

Partilhe