Notícia  /  29.01.2021

Dionyssis Gangas eleito oficial de boa governança das AOE

Consultor da Academia Olímpica Internacional (AOI) para Projetos de Desenvolvimento, Dionyssis Gangas foi esta tarde eleito oficial de boa governança das Academias Olímpicas Europeias, durante a terceira assembleia geral da organização, a decorrer por videoconferência. Com 14 votos, Gangas superou as votações em Alexandre Mestre (7 votos), Marc Theisen (Luxemburgo, 4) e Mirella Pirritano (Itália, 0).

Apresentada pela Academia Olímpica da Bulgária e subscrita por várias outras academias, a candidatura do ex-diretor pedagógico da AOI (entre 2009 e 2017) obteve, assim, uma votação maioritária de 56 por cento das academias representadas na assembleia, garantindo de imediato a eleição deste grego de 77 anos, uma das personalidades mais conhecidas no mundo das academias olímpicas.

O oficial de boa governança é o responsável por controlar a acção da associação das Academias Olímpicas Europeias em matéria de princípios de bom funcionamento desta entidade que reúne as academias olímpicas nacionais da Europa, no que se refere a integridade, autonomia programática e financeira, transparência e democraticidade interna.

Atualização da notícia em 30/1/2021:

Na segunda e última jornada de trabalhos, a assembleia aprovou por unanimidade a admissão de três novos membros das Academias Olímpicas Europeias: Arménia, Bélgica e Bielorrússia. São agora 28 as academias que integram as AOE, juntando-se aquelas três às 25 que já faziam parte da associação: Albânia, Alemanha, Áustria, Azerbaijão, Bulgária, Chipre, Croácia, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Israel, Itália, Letónia, Lituânia, Portugal, República Checa, Roménia, Rússia, Sérvia e Ucrânia.

VOLTAR

Partilhe