Notícia  /  23.04.2021

AOP lança ciclo de entrevistas

A Academia Olímpica de Portugal inicia terça-feira, 27 de abril, um ciclo de entrevistas subordinadas a temas relacionados com o Olimpismo. As entrevistas são emitidas semanalmente à terça-feira, a partir das 21h00, na conta da AOP no Facebook.

A primeira entrevista tem como convidado o presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, e terá como tema «Desafios do Olimpismo contemporâneo». Na conversa conduzida por José Esteves, vice-presidente da AOP, serão abordados assuntos como os fenómenos da dopagem, da violência e da viciação de resultados, a relação entre os jogos eletrónicos e o Movimento Olímpico ou o futuro dos Jogos Olímpicos na era das pandemias.

Nas semanas seguintes, outros entrevistados irão conversar sobre temas das suas áreas de conhecimento, de atividade ou de estudo. Em maio, serão convidados Ana Fernandes Pinto, da Universidade Nova de Lisboa («Relações Portugal-Japão»); Daniel Seabra, da Universidade Fernando Pessoa («Olimpismo, Jogos Olímpicos, racismo e xenofobia»); Francisco Ferreira, da Associação Zero («Olimpismo e ambiente»); Pedro Farromba, da Federação de Desportos de Inverno de Portugal («Olimpismo e economia»). O ciclo de entrevistas conclui-se a 1 de junho, com Katia Rubio, da Universidade de São Paulo («Olimpismo, património e memória»).

Cada entrevista incluirá um bloco de depoimentos e será rematada por um comentário de análise, em ambos os casos por personalidades convidadas para esses efeitos.

O ciclo de entrevistas da AOP integra o Programa Cultural Olímpico 2020-2021.

Notícia atualizada quanto ao programa em 20/5/2021, pelas 12h42.

VOLTAR

Partilhe