Notícia  /  23.07.2021

Mascotes olímpicas em exposição no Museu do Oriente

O Museu do Oriente acolhe de 23 de julho a 19 de setembro de 2021 a exposição «Mascotes Olímpicas. De talismãs a símbolos de identidade». Concebida pela Academia Olímpica de Portugal (AOP) com recurso a peças provenientes de coleções particulares ou institucionais, a exposição retrata meio século de história olímpica no que se refere a este tipo de símbolos identitários, que se tornaram também elementos de valor económico relevante para os comités organizadores de cada edição dos Jogos Olímpicos.

Mostrando 51 peças que compõem a série de mascotes de todas as 27 edições dos Jogos Olímpicos (de verão ou de inverno) que incluíram ou vão incluir essa forma de representação (de Grenoble-1968 a Pequim-2022), a expoisção é enquadrada por painéis explicativos relativos a cada mascote e é complementada pela projeção de filmes de animação protagonizados por mascotes olímpicas.

Localizado junto à estação ferroviária de Alcântara-Mar, em Lisboa, o Museu do Oriente foi inaugurado em 2008 e é tutelado pela Fundação Oriente. Através da promoção do conhecimento, da arte e da cultura, o museu assume a missão de estabelecer e consolidar a cooperação entre o Oriente e o Ocidente, especialmente entre Portugal e os territórios e países onde a presença portuguesa foi historicamente mais marcada (Índia, Sri Lanka, China, Macau, Japão e Timor-Leste).

A exposição está patente no piso térreo do Museu do Oriente, tem entrada gratuita e pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h00, sendo o horário de sexta-feira prolongado até às 20h00 (entrada gratuita alargada a todo o museu das 18h00 às 20h00).

A exposição «Mascotes Olímpicas. De talismãs a símbolos de identidade» integra o Programa Cultural Olímpico 2020-2021, dinamizado pela AOP.

Reportagens:

https://www.youtube.com/watch?v=GHZfp0O9Ypk

https://www.youtube.com/watch?v=6hztkloM_aA&t=82s

Notícia atualizada em 27/8/2021 (11h58) com junção de ligações para as reportagens

VOLTAR

Partilhe