Notícia  /  07.08.2021

AOP publica livro digital «Olimpismo e Paz»

No momento em que se aproxima o encerramento dos Jogos da XXXII Olimpíada, Tóquio-2020, a Academia Olímpica de Portugal publica o livro digital «Olimpismo e Paz». Com coordenação de Leonardo Mataruna e Tiago Viegas, o livro é composto por 28 artigos resultantes da investigação desenvolvida por 91 autores, ligados a 55 instituições académicas ou centros de investigação, em quatro continentes.

Como refere o presidente da AOP, Tiago Viegas, na introdução, este livro pode ser «um espaço de reflexão privilegiado para os amantes destas temáticas e um ponto de partida para estudos mais aprofundados». Para já, fica como oportunidade de leitura com 28 motivos de escolha, com uma variedade temática que vai dos jogos tradicionais e do desporto militar ou escolar até ao desenvolvimento sustentável e à violência juvenil ou ao jornalismo e ao voluntariado, passando por projetos específicos de educação olímpica, pelo desporto paralímpico e pela Trégua Olímpica, tendo sempre por referência a paz e o Olimpismo.

Utilizando exclusivamente a língua portuguesa (tanto no padrão europeu como no brasileiro, consoante a autoria dos textos), os artigos apresentam sempre resumo também em inglês, permitindo aos leitores não familiarizados com o português ter ideia do assunto abordado.

O livro está disponível para consulta e/ou descarga através do endereço https://rb.gy/w4myp6 .

Ao lado poderá encontrar dois brevíssimos depoimentos gravados pelos coordenadores do projeto.

VOLTAR

Partilhe