Notícia  /  16.12.2021

Aniversário da AOP celebrado com Banda Euterpe

A Academia Olímpica de Portugal (AOP) celebrou o 35.º aniversário em concerto com a Banda Euterpe, de Portalegre, a 4 de dezembro, no Centro de Artes do Espectáculo, da cidade alto-alentejana. Coincidindo com a realização da 32.ª Sessão Anual, realizada também em Portalegre de 3 a 5 de dezembro, o aniversário foi assinalado em simultâneo com os 161 anos da Sociedade Musical Euterpe (SME).

Dirigida pelo maestro Carlos Almeida, a Banda Euterpe interpretou um programa com peças de diferentes estilos, épocas e compositores, sendo a segunda parte dedicada à temática olímpica. O momento dedicado à AOP iniciou-se com uma evocação do Japão, cuja capital, Tóquio, acolheu em 2021 os Jogos da XXXII Olimpíada. Nesse momento foi interpretada a «Grand March», peça composta em 1995 por Soichi Konagaya (n. 1949), com uma abertura de fanfarra majestosa.

No momento seguinte, Inês Alegria foi a solista na interpretação com flauta transversal de «Gabriel's Oboe», uma das peças compostas por Ennio Morricone (1928-2020) para o filme «A Missão», realizado por Roland Joffé (n. 1945) e que em 1987 ganhou sete óscares, incluindo o da melhor banda sonora.

Dois pontos altos fecharam o concerto. Primeiro, com «O Fortuna», a composição de abertura e fecho dos Carmina Burana, cantata composta em 1936 por Carl Orff (1895-1982) com base em 24 dos 254 textos do códice dos séculos XI a XIII descoberto no mosteiro de Benediktbeuern, na Alemanha. Tratou-se de uma execução original, em transcrição para guitarra portuguesa, interpretada por Ricardo Gordo como solista, com Samuel Lupi na guitarra acústica. Depois, com «Where have all the flowers gone», um tema do cancioneiro popular norte-americano que sempre funcionou como hino à Paz. Uma adaptação da canção foi utilizada pela patinadora alemã Katarina Witt na sua despedida olímpica durante os Jogos de Inverno de Lillehammer, em 1994, homenageando a cidade-mártir de Sarajevo, onde dez anos antes, nos Jogos de Inverno de 1984, se tornara estrela mundial da patinagem olímpica. A canção foi interpretada por Ana Mónica Santos, acompanhada por Bruno Barbas na guitarra clássica.

A celebração dos aniversários da AOP e da SME foi ainda oportunidade para que uma troca de lembranças entre as duas entidades e para o reconhecimento público dos membros admitidos à Academia Olímpica durante o ano de 2021: Joana Candeias, Danilo Ferreira, Carlos Janes Costa, Miguel Singéis e Pedro Natário.

VOLTAR

Partilhe