Notícia  /  03.03.2022

Secundária de Campo Maior expõe Olimpismo

A Escola Secundária de Campo Maior tem patente desde 28 de fevereiro uma exposição subordinada a temática olímpica, concebida com base em peças cedidas pela Academia Olímpica de Portugal e por colecionadores particulares e ainda em trabalhos criados por alunos da escola.

Mostrando algumas peças que raramente são apresentadas em público, a exposição assinala aspetos marcantes do Olimpismo moderno, desde a simbologia que lhe está associada (lema, hino, anéis, juramento, chama) até à grandiosidade de cada celebração olímpica (testemunhada pelo imponente relatório oficial dos Jogos de Atlanta-1996), passando pelo facho dos Jogos do Rio de Janeiro, por mascotes de vários Jogos, por um painel que descreve o itinerário da viagem da missão olímpica portuguesa para os Jogos de Tóquio de 1964 (12 dias para ida e volta) ou ainda por um conjunto de edições discográficas (disco de vinil, cassete e CD) contendo música de diferentes Jogos Olímpicos.

Em declarações à imprensa, o diretor do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, Jaime Carmona, sublinhou o envolvimento empenhado dos alunos da escola na concretização deste projeto, participando antes e durante a exposição em atividades cujo objetivo principal é o de dar a conhecer o Movimento Olímpico.

A expopsição tem como linha condutora uma coleção de painéis que registam os nomes dos atletas portugueses participantes em cada edição dos Jogos da Olimpíada (ou Jogos Olímpicos de Verão), desde a estreia em 1912 (Estocolmo) até aos Jogos de Tóquio-2020, além de apresentarem todos os cartazes dos Jogos Olímpicos de 1896 a 2020.

Podem igualmente ser apreciados ao longo do percurso da exposição numerosos trabalhos concebidos por alunos da escola, que dessa forma tiveram oportunidade de aprofundar a pesquisa e o conhecimento sobre a temática olímpica. Podem assim ser vistos um mapa-múndi tridimensional com a identificação do local da cada edição dos Jogos Olímpicos de verão, reproduções de mascotes olímpicas e textos com a descrição de cada cidade-sede.

Montada com a intervenção de 11 estudantes e quatro professoras, a exposição pode ser visitada até dia 11 de março, no horário habitual da escola.

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