Notícia  /  22.04.2022

Kosovo admitido nas Academias Olímpicas Europeias

A Academia Olímpica do Kosovo foi admitida esta quinta-feira, 21 de abril, na associação Academias Olímpicas Europeias (AOE). A admissão ocorreu durante a 3.ª Assembleia Geral das AOE, que decorreu por videoconferência, e contou com o voto favorável de 19 das 21 academias representadas na reunião, tendo havido duas abstenções.

A Academia Olímpica do Kosovo (AOK) foi fundada em 2020 e é presidida por Fitim Arifi, de 48 anos, antigo futebolista e ex-treinador de futebol, doutorado em Ciências da Educação Física pela Universidade de Podgorica. A AOK apresenta como missão promover os valores olímpicos e o espírito olímpico e oferecer à comunidade desportiva do país os mais altos padrões educativos e oportunidades profissionais.

A ordem de trabalhos da Assembleia Geral das AOE previa ainda a discussão do relatório e contas do ano transacto, bem como de relatórios das comissões e do oficial de boa governação, Dionyssis Gangas, tendo todos os documentos sido aprovados.

O programa da reunião incluiu a apresentação de comunicações por dois oradores convidados. Uri Schaefer, presidente do Conselho Internacional das Ciências do Desporto e Educação Física, falou sobre «Academias Olímpicas Europeias: desafios em tempos de mudança dinâmica. Uma perspetiva externa», constatando as dificuldades que atualmente se apresentam à implementação de projetos comuns e assinalando o interesse em ultrapassar esses obstáculos.

Por sua vez, Thierry Zintz, membro da Comissão de Educação Olímpica do Comité Olímpico Internacional, dissertou acerca da «importância da cooperação entre academias olímpicas nacionais, universidades e outras instituições de ensino superior», destacando a importância das parcerias como forma de atingir resultados positivos na educação olímpica e na promoção dos valores associados ao Olimpismo.

A assembleia tomou ainda conhecimento dos memorandos de entendimento estabelecidos pelas AOE com o Movimento Europeu pelo Fair Play e com os Comités Olímpicos Europeus.

Dada a atual situação de instabalidade internacional, não ficou marcada a próxima Assembleia Geral das AOE, que terá lugar em local e data a anunciar oportunamente.

VOLTAR

Partilhe