Notícia  /  03.06.2022

Fernando Lima Bello e a fundação da Academia Olímpica de Portugal

No dia em passa um ano sobre a morte de Fernando Lima Bello, ocorrida em 3 de junho de 2021, a Academia Olímpica de Portugal divulga aquela que terá sido a última entrevista do antigo presidente do Comité Olímpico de Portugal e ex-membro do Comité Olímpico Internacional. Entrevista temática exclusivamete centrada no processo de fundação da AOP, nela Lima Bello recorda os momentos e as personalidades determinantes na criação de uma estrutura olímpica em Portugal vocacionada para a promoção do Olimpismo e para a disseminação dos valores que lhe estão associados.

A entrevista, que nesta forma editada tem uma extensão a rondar os oito minutos, pode ser vista e ouvida no canal da AOP na plataforma YouTube, a partir do endereço https://youtu.be/X6g9EQGBRxY (copiar o endereço para o navegador).

Fernando Lima Bello foi presidente do COP entre 1981 e 1989, período durante o qual ajudou a fundar a AOP, criada em 4 de dezembro de 1986. Em 1989 foi eleito membro do COI, mantendo-se no cargo até 2009. À data da morte, em 2021, era membro honorário do Comité Olímpico Internacional.

VOLTAR

Partilhe