Notícia  /  11.06.2022

Dois portugueses na sessão para jovens da Academia Olímpica Internacional

Filipa Teixeira e Jorge Costa são os dois portugueses que participam na 62.ª Sessão Internacional para Jovens Embaixadores Olímpicos, iniciativa da Academia Olímpica Internacional (AOI) que decorre em Atenas e Olímpia, na Grécia, de 11 a 22 de junho.

A sessão AOI para jovens, cuja primeira edição teve lugar em 1961, adotou este ano a designação que inclui o conceito de jovem embaixador olímpico, transmitindo a ideia de os participantes assumirem a condição e o compromisso de disseminadores dos valores e dos ideais associados ao Olimpismo.

Realizada em formato digital nos dois anos passados devido às limitações derivadas da pandemia de covid-19, a sessão retoma este ano o formato presencial nas instalações da AOI em Olímpia, junto ao recinto arqueológico do santuário onde tiveram lugar os Jogos Olímpicos da antiguidade. As instalações da Academia foram entretanto sujeitas a melhoramentos durante mais de um ano, sendo esta a primeira sessão internacional a ter lugar após a conclusão das obras de renovação.

À semelhança do que sucede com  muitos dos participantes na sessão deste ano, Filipa Teixeira e Jorge Costa foram escolhidos para esta sessão presencial depois de terem sido os participantes nas sessões a distância, respetivamente em 2020 e 2021.

A 62.ª Sessão Internacional para Jovens Embaixadores Olímpicos tem como tema central «O Movimento Olímpico e o Olimpismo na era digital», a que se junta o tópico especial «A promoção da atividade física através de estratégias de envolvimento digital e dos desportos virtuais».

Tal como é hábito, o programa da sessão inclui trabalhos em plenário e em grupos de reflexão, serões culturais, atividades desportiva e visitas a museus e espaços arqueológicos em Atenas, Olímpia e Delfos.

VOLTAR

Partilhe