Notícia  /  29.09.2022

Katia Rubio apresenta em Sines projeto brasileiro de história oral olímpica

Com duas décadas de experiência de grande relevo na valorização cultural do património desportivo e olímpico do Brasil, Katia Rubio apresentará na 33.ª Sessão Anual da Academia Olímpica de Portugal uma comunicação subordinada ao tema «A experiência da pesquisa ‘Memórias olímpicas por atletas olímpicos brasileiros'». Como o próprio título deixa perceber, a professora da Universidade de São Paulo irá dar nota do trabalho levado a cabo no âmbito daquele projeto surgido no contexto dos Jogos Olímpicos Rio-2016, assinalando as grandes questões metodológicas que lhe presidiram.

Esta será uma oportunidade rara para conhecer aquele importante projeto de história oral associada à temática do desporto e dos Jogos Olímpicos, desenvolvido precisamente num país (e numa universidade) com grande dinâmica não apenas na implementação de projetos na área científica em questão mas também na conceptualização da técnica, da metodologia e (para alguns) do ramo científico que se constitui à volta da história oral.

A apresentação da comunicação de Katia Rubio, na manhã de 5 de novembro no Centro de Artes de Sines, será também ensejo para debater com a oradora a importância do desporto e do Olimpismo enquanto produtores de património cultural (material ou imaterial) e para analisar como as narrativas biográficas se constituem veículos importantes para a formação do conhecimento.

A 33.ª Sessão Anual da AOP decorre no Centro de Artes de Sines de 4 a 6 de novembro de 2022. Os interessados podem inscrever-se, acedendo ao formulário digital disponível através da ligação https://bit.ly/3B9VyXb (copiar o endereço).

VOLTAR

Partilhe