Notícia  /  23.04.2023

Susana Feitor preside Fundação do Desporto

A marchadora olímpica Susana Feitor é a nova presidente do Conselho de Administração da Fundação do Desporto, na sequência da nomeação do Governo, divulgada sexta-feira, 21 de abril. A antiga atleta, agora treinadora, assume as novas funções com entusiasmo, reconhecendo em declarações à imprensa a importância do papel da Fundação no desporto de alto rendimento, que considera a sua área.

Ao entrar em funções na Fundação do Desporto, Susana Feitor sucede a outro atleta olímpico, o nadador Paulo Frishcknecht, participante nos Jogos Olímpicos de Montreal (1976) e de Moscovo (1980) e que liderava a instituição desde março de 2018.

Enquanto atleta, a marchadora de Rio Maior foi campeã do mundo (1990) e da Europa (1993) de juniores na sua especialidade, medalhada de bronze nos mundiais de atletismo Helsínquia (2005), nos europeus de atletismo de Budapeste (1998) e nos europeus de sub-23 de Turku (1997) e ainda vice-campeã mundial universitária em Pequim-2001, além de ter feito parte da seleção que se sagrou campeã mundial de marcha por equipas em 2010 (Chihuahua, México). Participou em todas as cinco edições dos Jogos Olímpicos de Verão de 1992 (Barcelona) a 2008 (Pequim), além de ter feito mínimos para as edições de Londres-2012 e Rio-2016. Em 2001 tornou-se recordista mundial dos 20 mil metros marcha.

No plano do dirigismo desportivo, Susana Feitor foi presidente da Comissão de Atletas Olímpicos, membro da Comissão Executiva do Comité Olímpico de Portugal, da Direção da Federação Portuguesa de Atletismo e do Conselho Diretivo da Academia Olímpica de Portugal. Foi também chefe de missão de Portugal aos Jogos Mundiais Universitários de 2017 (Taipé) e 2019 (Nápoles).

No âmbito académico, após uma carreira desportiva de duração invulgarmente longa, Susana Feitor licenciou-se em Gestão das Organizações Desportivas, pela Escola Superior de Desporto de Rio Maior.

A Fundação do Desporto tem por missão captar financiamento da esfera empresarial para apoiar o fomento e o desenvolvimento do desporto português, nomeadamente no alto rendimento, competindo-lhe ainda coordenar a gestão da Rede Nacional de Centros de Alto Rendimento e assumir a promoção internacional do desporto português, para que equipas, seleções e praticantes de desporto de alto rendimento, nacionais e internacionais, possam estagiar e preparar grandes competições nessas infraestruturas.

VOLTAR

Partilhe