Notícia  /  19.05.2023

Sporting e AOP assinam protocolo de colaboração para registo da memória olímpica

O Sporting Clube de Portugal e a Academia Olímpica de Portugal assinaram esta quinta-feira, 18 de maio, o protocolo em que se comprometem a colaborar no âmbito do projeto Memória Oral do Olimpismo Português (MOOP), instituído pela AOP. A cerimónia decorreu nas instalações do Museu Sporting, a estrutura que vai operacionalizar o trabalho da parceria com a AOP.

Na receção aos convidados, Isabel Victor, diretora do museu, sublinhou a importância do protocolo destacando a perspetiva de criação de um importante acervo de registos orais de memória, numa rede de parcerias que envolve número crescente de instituições, entre museus, universidades e movimento associativo. Essa transversalidade de abordagens dará um grande ímpeto ao trabalho que vai ser realizado e será de grande enriquecimento dos resultados que certamente serão alcançados, concluiu.

Isabel Victor sublinhou ainda o simbolismo de esta parceria ser rubricada no Dia Internacional dos Museus, este ano subordinado ao tema geral «Museus, sustentabilidade e bem-estar», defendendo que a sustentabilidade se garante também pela preservação e valorização da memória das instituições.

Tiago Viegas, presidente da AOP, fez notar que o Sporting não poderia deixar de estar associado ao projeto MOOP, quanto mais não fosse por ser tratar do clube do primeiro atleta português que entrou em ação nos Jogos Olímpicos (António Stromp, em 1912) e do primeiro campeão olímpico português (Carlos Lopes, em 1984), razões mais do que suficientes para o reconhecimento da importância da colaboração que Sporting e Academia Olímpica vão desenvolver a partir de agora.

Previamente à cerimónia formal de assinatura dos documentos houve lugar para a apresentação dos contornos do projeto MOOP, incluindo excertos de entrevistas já realizadas com alguns dos atletas e dirigentes da história olímpica portuguesa.

O protocolo foi rubricado por André Bernardo, vice-presidente do Sporting, e por Tiago Viegas, tendo a cerimónia contado com a presença de atletas olímpicos do clube, como Alexis Santos, Carlos Lopes, Diogo Abreu, Francis Obikwelu, Jorge Fonseca, Lorene Bazolo e Paquito, ou de outros clubes, como o atirador António Gentil Martins.

Fotos: AOP/Marta Lopes

VOLTAR

Partilhe