Notícia  /  01.06.2023

Escolas de Portalegre distinguiram alunos campeões no desporto

Duas escolas e dois agrupamentos escolares de Portalegre distinguiram no dia 30 de maio oito alunos seus, campeões nacionais de diferentes modalidades, em cerimónia realizada na Escola Secundária de São Lourenço. Para além da entrega de diplomas alusivos à circunstância, a iniciativa traduziu-se numa conversa informal entre os atletas e uma plateia composta maioritariamente por alunos da escola anfitriã e que incluía responsáveis escolares, autárquicos, administrativos e associativos, com moderação do jornalista Hugo Alcântara.

A conversa permitiu que cada um dos atletas distinguidos contasse a experiência pessoal, tanto na relação individual com o desporto como na articulação entre a prática desportiva e a condição de estudante, sendo sempre salientada a importância do desporto para a construção do sucesso na escola.

Os oito alunos campeões homenageados foram Guilherme Velez (atletismo, Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre), Matilde Feiteirona (atletismo, Escola Secundária Mouzinho da Silveira), Sara Realinho (duatlo, ES Mouzinho da Silveira), Santiago Honório (tiro, Agrupamento de Escolas José Régio), Álvaro Pestana (ciclismo, ES Mouzinho da Silveira), Guilherme Garção (karaté, Agrupamento de Escolas José Régio), Maria Carvalho (karaté, ES Mouzinho da Silveira) e Diana Camejo (atletismo, ES São Lourenço).

Além das escolas e agrupamentos a que pertenciam estes alunos, a conversa foi organizada também pelo Agrupamento de Escolas do Bonfim. Convidada a tomar parte no evento, a Academia Olímpica de Portugal fez-se representar por Afonso Candeias, vogal do Conselho Diretivo, que participou na entrega dos diplomas.

VOLTAR

Partilhe