Notícia  /  01.03.2024

Caminhada junta AOP e Francofonia

O Parque de Monsanto, em Lisboa, vai ser o palco da Caminhada da Francofonia, dia 24 de março (domingo), a partir das 9h00. Celebrando os valores comuns da Organização Internacional da Francofonia, dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paralímpicos, a iniciativa visa aproximar os cidadãos portugueses e a comunidade francófona de Portugal, através de uma iniciativa que os associará não apenas na atividade física da caminhada mas também na ação comum relacionada com o conhecimento do espírito da francofonia e da história e dos valores associados aos movimentos olímpico e paralímpico.

O programa inicia-se no Anfiteatro Keil do Amaral, com a receção dos participantes (9h00), a que se segue uma aula breve sobre danças tradicionais portuguesas (15 a 20 minutos). Às 10h00 será dada a partida da caminhada, com os participantes organizados em grupos de aproximadamente vinte componentes, partindo com intervalos de dois minutos, com um guia de percurso e outro de orientação temática (olímpica e paralímpica). Os participantes vão percorrer um trajeto cujo cumprimento é estimado em uma hora, passando por estações onde serão contados aspetos da história dos Jogos Jlímpicos e dos Jogos Paralímpicos, em associação com a temática da paricipação portuguesa nesses Jogos e o envolvimento do universo francófono.

No final, de novo no Anfiteatro Keil do Amaral, um curto questionário com seis perguntas (quizz), cada uma com resposta para selecionar entre três possibilidades dadas, permitirá testar os conhecimentos dos participantes de forma lúdica. O programa será rematado por um momento de conversa com atletas olímpios e paralímpicos presentes, havendo ainda uma exposição relacionada com a participação de atletas portugueses nos Jogos Olímpicos e nos Jogos Paralímpicos, de verão ou de inverno, levados a efeito em cidades de países francófonos (Paris, Antuérpia, Chamonix, St. Moritz, Grenoble, Montréal, Albertville, Vancouver).

A jornada é organizada pela Festa da Francofonia, com a colaboração da Câmara Municipal de Lisboa, do Comité Paralímpico de Portugal e da Academia Olímpica de Portugal. A iniciativa é coberta por seguro de responsabilidade civil e de acidentes pessoais.

A entrada é livre, mediante inscrição, devendo os participantes usar camisola branca. Recomenda-se que cada participante seja portador de garrafa de água (existem pontos de enchimento ao longo do percurso).

Para se inscrever, clique aqui.

VOLTAR

Partilhe