Notícia  /  21.03.2024

Mascotes olímpicas visitam escola de Idanha-a-Nova

A exposição «Mascotes Olímpicas. De talismãs a símbolos de identidade» está patente na escola sede do Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro, em Idanha-a-Nova, na semana final do segundo período letivo (18 a 22 de março de 2024). Concebida pela Academia Olímpica de Portugal, a exposição integra a coleção completa das mascotes olímpicas, incluindo variedades, e faz parte da exposição mais alargada organizada pelo agrupamento escolar, no âmbito da Semana do Olimpismo e Paraolimpismo.

Para além da cerimónia de abertura, dia 18, o programa geral da iniciativa incluiu, no dia 19, palestras com o atleta olímpico Bruno Pais (triatlo) e o paralímpico Mário Teixeira (atletismo em cadeira de rodas) e, no dia 21, experimentação de modalidades olímpicas e paralímpicas.

À coleção de mascotes olímpicas associa-se, na exposição, material de desportos olímpicos e paralímpicos de verão e de inverno e um conjunto de trabalhos realizados pelos alunos. Desenvolvendo temas relacionados com os dois movimentos desportivos (olímpico e  paralímpico), os trabalhos expostos foram concebidos no envolvimento de diferentes áreas letivas, entre Educação Física, línguas, História e expressões artísticas.

O programa será rematado com a realização de torneios de basquetebol e de ténis de mesa.

A Semana do Olimpismo e Paraolimpismo mobiliza toda a comunidade do agrupamento escolar e tem a colaboração da AOP e da Federação de Desportos de Inverno de Portugal.

VOLTAR

Partilhe