Notícia  /  17.05.2025
O presidente da Academia Olímpica de Portugal, Tiago Viegas, foi eleito este sábado para a presidência da Associação Pan-ibérica de Academias Olímpicas (APAO), entidade que junta as academias olímpicas nacionais dos países que têm o português ou o espanhol como língua oficial.
O ato eleitoral teve lugar na Ericeira, durante o segundo e último dia do 20.º Congresso da APAO, que decorreu nos dias 16 e 17 de maio.
No discurso de posse, Tiago Viegas afirmou que «ser presidente da APAO após D. Conrado Durántez deverá ser das tarefas mais difíceis que tive até hoje, pois estamos perante uma das pessoas que mais estudaram a história do movimento Olímpico a seguir ao Barão Pierre de Coubertin e uma das pessoas que mais fizeram ao longo da sua vida pelo Movimento Olímpico».
Acrescentou que para o compromisso que agora assume terá a colaboração de uma equipa muito motivada e com muita experiência, razão «para que a APAO tenha um futuro muito dinâmico e contribua para que todos os países associados consigam desenvolver melhor as suas missões estatutárias, promovendo o estudo e a divulgação dos valores e dos ideais Olímpicos».
Tiago Viegas substitui na liderança da APAO o espanhol Conrado Durántez, fundador e único presidente da entidade desde o início da respetiva atividade, em 1988, além de ser uma das personalidades mais renomadas no universo internacional das academias olímpicas.
O novo presidente é acompanhado na nova Junta Diretiva pelos vice-presidentes Silvia Dalotto (Argentina) e Xesús Pena (Espanha), pela secretária-geral Clemencia Anaya (Colômbia), pelo tesoureiro Afonso Candeias (Portugal) e pelos vogais Gustavo Marcos (Portugal), Pablo Galán (Espanha) e Sara Tavares (Angola), que assegurarão a gestão desta estrutura internacional no mandato até 2029.