Notícia  /  11.06.2025

Tiago Viegas deu conferências em Angola

Pierre de Coubertin, Jogos Olímpicos da Antiguidade e Valores Olímpicos foram os três temas desenvolvidos pelo presidente da Academia Olímpica de Portugal (AOP) nas conferências proferidas nos dias 7 e 8 em Angola, onde se deslocou a convite da Academia Olímpica Angolana. Falando primeiramente para alunos, professores e convidados do Colégio Internacional de Luanda, Tiago Viegas começou por assinalar a inspiração histórica, cultural e pedagógica que Coubertin recolheu na antiguidade grega para restabelecer no final do século XIX os Jogos Olímpicos enquanto instrumentos ao serviço da formação dos jovens e da criação de um relacionamento pacífico entre as nações.

Para o efeito serviu-se do exemplo dos Jogos de Olímpia mas também dos de Delfos (Píticos), Nemeia (Nemeus) e Corinto (Ístmicos) para ilustrar a perspetiva de Pierre de Coubertin de que a reunião de delegações de jovens desportistas constituía um pouco de partida para a convivência pacífica entre os povos.

Tiago Viegas descreveu a visão do criador do Olimpismo moderno para acentuar que os Jogos Olímpicos são momentos inspiradores na promoção dos valores que lhes estão associados, nomeadamente a excelência, a amizade e o respeito.

Depois das comunicações apresentadas na capital angolana, o presidente da AOP e da Associação Pan-ibérica de Academias Olímpicas participou também numa sessão em Muxima, 130 quilómetros a sudeste de Luanda, tendo em cada local falado para auditórios repletos, com centenas de participantes, muitos dos quais ligados à prática desportiva, tanto na condição de atletas como na função de treinador ou dirigente.

O presidente da AOP considerou que se tratou de mais um momento importante de colaboração entre as academias olímpicas de Portugal e de Angola (AOA), marcado pela elevada participação e pelo interesse demonstrado por cada auditório nos assuntos tratados. Uma colaboração enaltecida pelo novo presidente do Comité Olímpico Angolano, Pedro Godinho, que numa receção ao presidente da AOP manifestou agradecimento pela disponibilidade de Tiago Viegas para voltar a intervir em iniciativas da AOA e o regozijo por a Academia Olímpica Angolana continuar a dar passos no sentido da sua afirmação na sociedade do país e na promoção da cultura olímpica.

VOLTAR

Partilhe