Notícia  /  11.06.2025

Pedro Ramos na 65.ª Sessão Internacional para Jovens

A representação portuguesa na 65.ª Sessão Internacional para Jovens Embaixadores Olímpicos está a cargo de Pedro Ramos, selecionado pela Academia Olímpica de Portugal para tomar parte neste encontro de jovens de todo o mundo organizado pela Academia Olímpica Internacional e a decorrer de 8 a 18 de junho, em Olímpia (cerimónia de abertura em Atenas).

Como de costume o momento inaugural da sessão teve lugar no Monte Pnix, em Atenas, contando com a presença do presidente do Comité Olímpico Internacional, Thomas Bach, naquela que terá sido a sua última participação neste tipo de acontecimentos enquanto presidente do COI, cargo em que será substituído dentro de dias pela presidente eleita, Kirsty Coventry.

Os restantes trabalhos estão centrados nas instalações da AOI em Olímpia, consistindo em conferências apresentadas em plenário, trabalhos de grupo, sessões culturais, atividade desportiva e visitas culturais.

A sessão tem como tema principal «O futuro do desporto», a que se junta o tópico específico «Movimento Olímpico e Inteligência Artificial: oportunidades e desafios». Para tratamento desta temática foram convidados especialistas e académicos de renome, que, para além de transmissão de conhecimento, proporcionam linhas de reflexão para os grupos de trabalhos pelos quais se distribuem os mais de cem participantes, provenientes de 70 países. O auditório será palco também de apresentações por atletas olímpicos, que darão a conhecer aos colegas participantes as respetivas experiências enquanto atletas de alto nível competitivo.

Do programa fazem parte ainda as visitas a dois recintos arqueológicos classificados como património mundial da UNESCO (Delfos e Olímpia) e respetivos museus e a realização de oficinas de expressão artística, de dança, de música e de poesia e literatura, estando previsto ainda um dia de ida à praia.

Os participantes regressam a Atenas no dia 19, para depois partirem para os respetivos países, enriquecidos por todas as experiências e pelos conhecimentos adquiridos em convívio universal, na linha do que Pierre de Coubertin preconizou para a juventude mundial.

VOLTAR

Partilhe