Notícia  /  29.03.2018

Apontamento Histórico 2 - Portugueses inscritos nos Jogos de Paris-1900

Portugueses inscritos nos Jogos de Paris-1900

É sabido que a estreia oficial de Portugal nos Jogos Olímpicos ocorreu em 1912, com a participação de uma delegação de seis atletas aos Jogos de Estocolmo. No entanto, há notícia de inscrição de desportistas portugueses em edições anteriores a esses quintos Jogos Olímpicos.

O jornal «O Tiro Civil» anunciava na edição de 1 de junho de 1900 que dois atiradores portugueses iriam tomar parte nos concursos de esgrima dos Jogos de Paris: o mestre António Martins e amador Sebastião Herédia, que tomariam parte no concurso de florete. Só que os registos oficiais não assinalam a efetiva participação de qualquer daqueles esgrimistas em Paris. O relatório dos Jogos não menciona sequer a respetiva inscrição. Portanto, a notícia de «O Tiro Civil» não terá tido fundamento rigoroso.

Em todo o caso, há uma aspeto interessante na notícia de 1 de junho. É que não se fala em Jogos Olímpicos de Paris, mas sim em «concursos internacionais ao florete», que iriam ter lugar de 14 de maio a 1 de junho, «no salão grande das Festas da Exposição». Tratava-se por isso de referência à Exposição Universal Internacional de 1900, em Paris, cujo programa incluiu «Concursos Internacionais de Exercícios Físicos e de Desporto».

Foram esses concursos que ficaram reconhecidos como Jogos da II Olimpíada, ou Jogos Olímpicos de Paris de 1900, e cujo relatório oficial não mencionada o conceito olímpico no respetivo título. A própria divulgação dos Jogos foi feita através de um cartaz que não falava em Jogos Olímpicos e destacava apenas os concursos de esgrima.

Não se estranha, por isso, que muitos dos participantes nas provas desportivas da Exposição Universal Internacional de 1900 só muito mais tarde tenham tomado consciência de que tinham de facto estado a participar nos Jogos Olímpicos de Paris.

Carlos Gomes

VOLTAR

Partilhe