Notícia  /  06.04.2018

GARCIA ALVAREZ (1927-2018)

Antigo dirigente dos então chamados Comité Olímpico Português e Federação Portuguesa de Ginástica, morreu esta quinta-feira (5 de abril) o coronel Garcia Alvarez, membro da Academia Olímpica de Portugal desde 1988.

Voz inconfundível durante muitos anos dos comentários nas transmissões feitas pela RTP das grandes competições internacionais de ginástica, Garcia Alvaraez teve uma vida de ligação estreita à modalidade, num envolvimento que incluiu toda a família – a mulher foi treinadora e praticante de ginástica e as quatro filhas foram todas praticantes, com especial relevo para Helena Alvarez, participante em campeonatos do mundo e da Europa, e principalmente Avelina Alvarez, que competiu nos Jogos Olímpicos de Moscovo, em 1980.

Militar de carreira, onde esteve à beira do generalato na Força Aérea, Garcia Alvarez foi presidente da Federação Portuguesa de Ginástica (atual Federação de Ginástica de Portugal) em 1968 e entre 1971 e 1973, tendo assumido vários cargos de direção no Ginásio Clube Português, no Sporting Clube de Portugal e na Federação Portuguesa de Judo. Foi igualmente presidente do grupo Os Cinquentários, do Sporting Clube de Portugal. Como secretário-geral do COP, fez parte da missão portuguesa aos Jogos Olímpicos de Montréal, em 1976.

Em paralelo com a vida militar e desportiva, José Gacia Alvarez desenvolveu estudos no domínio da história do desporto, designadamente com trabalhos sobre a luta desportiva, os primeiro meio século do Sporting Clube de Portugal (2007), o Primeiro Congresso Nacional de Educação Física de 1916 (2009) ou ainda a figura do almirante Gago Coutinho enquanto «ginasta de elevada estirpe» (2012).

Em 1990 recebeu do ministro da Educação, Roberto Carneiro, a Medalha de Mérito Desportivo.

À família de José Garcia Alvarez, a AOP endereça as mais sentidas condolências.

VOLTAR

Partilhe